Tags

acompanhamento (2) agridoce (1) bate-papo (2) carne (1) ceia (1) cenoura (1) costela (1) dicas (4) fácil (2) frango (1) lanche (1) maionese (1) molho (1) natal (1) passas (1) pimentão (1) porco (1) pratos quentes (3) pressão (1) reciclável (1) salada (1) salgado (7) tempero (3) torta (1) truques (2) vai no forno (4) verão (1) versátil (1)

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Esse tal escondidinho...

Muitas vezes vemos receitas de escondidinho de charque, de camarão, de bacalhau de frango, de carne... Bem podemos "esconder" qualquer coisa mas o que interessa é como fazer isso. Por isso hoje vou dar duas receitas de cobertura para escondidinho. O recheio que eu vou usar hoje é de camarão mas pode ser qualquer outro, a única dica que eu deixo é que mantenha este recheio molhadinho e use sal à vontade porque a cobertura do escondidinho geralmente não é muito salgada e pode também ressecar o prato.


RECHEIO
Ingredientes:

Um pacotinho de camarão descongelado (ou fresco) - eu prefiro o rosa.
Cebola
Alho
Sal
Tomate
Extrato de tomate - 1 colher de chá
Manjericão
Pimenta do reino
Leite de côco
Um fio de azeite - de preferência oliva ou dendê (cuidado com as alergias!)

Preparo:

Fritar o alho com o azeite até ficar esbranquiçado, coloque a cebola cortada e refogue até ficar transparente, coloque o tomate também picado. Tampe para desidratar. Quando o tomate tiver desmanchado adicione o extrato de tomate. Coloque mais água se necessário e ao levantar fervura coloque o camarão. Ao redor de 15 minutos de cozimento é o suficiente mas sempre é aconselhável provar. Após o cozimento do camarão coloque o leite de côco, os temperos e o sal (cuidado para não matar o sabor do camarão) e deixe mais alguns minutinhos para incorporar.

Lembre-se o recheio deve ficar molhadinho.

COBERTURAS

#1 - Batata

5 batatas médias
água fervente
sal
Margarina ou manteiga (2 col. sopa)
Leite
Queijo em fatias ou ralado

Cozinhe as batatas com casca até que as batatas comecem a rachar. Elas devem ficar beeeeem macias. Descasque as batatas e amasse com um garfo. Adicione a margarina/manteiga e misture bem, pode usar uma batedeira. Este purê deve ficar macio o suficiente para poder espalhar mas não tanto que escorregue da colher. Se for necessário afinar e para evitar que fique gorduroso vá adicionando leite até que chegue no ponto correto. Acerte o sal.

#2 Aipim; ou mandioca pros lá de cima.

A mandioca é um negócio triste de descascar por isso aconselho a comprar aqueles pacotes embalados à vacuo que já vêm descascados e na quantia certa para a receita.
Água fervente
Creme de leite - meia lata/caixa
Leite
Sal

O preparo é praticamente o mesmo da batata. Depois de cozinhar até que o aipim "abra", se necessário cozinhe na pressão, voce deve retirar os talinhos e amassar com o creme de leite. Por ser um pouco mais rígido será mais fácil com o auxílio da batedeira. Pra chegar no ponto voce pode utilizar o leite. Acerte o sal.

Para montar voce precisará de uma forma que pode ir ao forno. Coloque o seu recheio no fundo fazendo uma caminha e cubra com a massa de batata ou aipim. Cubra com o queijo e leve ao forno o tempo suficiente para gratinar.

PS> Se voce utilizar um queijo ralado daqueles de pacotinho vai obter uma casquinha crocante sobre o prato. Muuuuito bom.

Esta foto é de um "Escondidinho de Bode" que comi em Recife. 
Tava sem sal mas a foto ficou bonita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário